VLOG

Compartilhamentos ocultos dos drives no Windows XP/Vista

O Windows XP e o Vista criam compartilhamentos ocultos para fins administrativos!!! Coisa que muitos não sabem, inclusive pessoas que trabalham na área de TI!!! Eu particularmente, não gosto desses compartilhamentos, apesar de toda segurança, prefiro não os deixar liberados!!!
Pode verificar os compartilhamento indo em painel de controle, ferramentas administrativas, pastas coimpartilhadas e compartilhamentos!!! Você notará que existem compartilhamentos com "$"(cifrão) no final, o que indica, para quem não sabe, um compartilhamento oculto!!!
O que é um compartilhamento oculto??? É um compartilhamento que não fica visível quando se está explorando pastas na rede, mas ao dar o endereço da pasta, com "$"(cifrão) no final, é possível acessar essa pasta!!! Exemplo: "\\ComputadorDoVizinho\C$"!!!
Se você tentar clicar no seu drive "C:\", por exemplo, e tentar descompartilhar esse, notará que não é possível!!! Mas, é possível desfazer o tal compartilhamento criando dois valores no "registry" ou "registro do Windows"!!! Para isso, vá no menu iniciar, clique em executar e então digite: "regedit"!!! Procure a seguinte chave:

"HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\
LanmanServer\Parameters"

Depois de encontrar essa chave, crie dois valores do tipo "REG_DWORD" com os seguintes nomes:
  • AutoShareServer
  • AutoShareWks
As duas chaves devem conter o valor 0(zero), que significa "disable" ou desabilitado!!! Respeite as letras maiúsculas e minúsculas!!! Após criar esse dois valores, feche o "regedit", reinicie o computador e comprove se funcionou da seguinte maneira!!! Vá em painel de controle, ferramentas administrativas e gerenciamento do computador!!! Expanda o nó "pastas compartilhadas", clique em "compartilhamentos" e você notará que não existem mais os compartilhamentos para seus drives!!!
Lembre-se, muito cuidado ao modificar o "registry", ele contém diversas informações importantes para o Windows, alguma mudança incorreta pode danificar seu sistema operacional!!! Então, faça essas alterações por conta e risco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário