VLOG

Você é dependente?

Uma coisa que aprendi com o passar dos anos, isso porque não quis ouvir meu pai, é nunca contar com os outros. Claro que essa regra não se aplica à todas as pessoas que você conhece, sempre existe aquele com quem você pode contar até para te buscar no meio de uma guerra, tiroteio, terremoto, tsunami ou até mesmo no inferno.
Mas infelizmente hoje em dia vejo que em determinados momentos é melhor não esperar uma mão ser estendida ou alguma ajuda de grande valor. Principalmente quando você tem princípios totalmente diferentes das pessoas ao seu redor.
Claro que posso estar errado, posso ser radical demais, coisa que na realidade sou, mas sinceramente, ver pessoas se matando e outras apenas ficando na retaguarda esperando os respingos, não é fácil para quem não gosta desse tipo de coisa. Falar para não ser de tal jeito, não tratar as pessoas de determinadas maneiras, é fácil, porque no final das contas o único que está de pé quando todos já caíram são sempre os mesmos. Mas é claro que sempre existem aqueles que acham que estão fazendo demais, que acham que só porque dão mais a cara pra bater são "os caras".
Mas é engraçado, tem uma história que conto que é mais ou menos assim: o financeiro encontra um problema que não consegue resolver, pede ao suporte que o ajude, o suporte por falta de conhecimento acaba pedindo auxílio a um suporte nível 2, que tenta, faz de tudo para resolver o problema mas também não consegue. Recorre ao último setor da empresa, aquele setor que em muitas empresas é tido como o setor das "estrelas", os caras que acham que sabem mais que todos e por isso podem ter mais exclusividade. O problema chega esse último setor, mais conhecido como desenvolvimento e os caras tem que resolver de qualquer maneira, pelo menos na maioria das vezes que os problemas chegam eles já estão naquele nível, resolve ou você está fudido. O resto nem há necessidade de contar.
Nesse momento, depois de contar toda essa história, eu chego para o ouvinte e pergunto: "Para quem o desenvolvimento pede ajuda quando o negócio é muito complicado para ser resolvido?" Se todos acreditarem em deus, quem sabe seja possível pedir ajuda a ele e ficar esperando que algo aconteça, mas nem todos acreditam e todos que acreditam sabem que nada vem do céu, sabem que todos devem fazer sua parte e fazem o possível para se virarem. Por que isso? Por que eles tem mais conhecimento? Eles são mais inteligentes? São superdotados? Ou será que eles simplesmente não se dão por vencidos e vão atrás da solução ou o que for preciso para sanar o problema do financeiro? Não sei ao certo.
Hoje em dia entendo a revolta de alguns em relação a certas atitudes de algumas pessoas com quem convivemos, mesmo concordando com algumas opiniões não partilhava 100% de tudo. Concordava com algumas coisas, outras tentava enxergar pelo lado positivo, que na realidade a pessoa queria mesmo é ajudar e não ir contra ou qualquer outra coisa. A cada novo passo dado não consigo mais enxergar de forma boa algumas atitudes, não consigo enxergar como sendo boas algumas opiniões. Não sou dono da verdade, não tenho nem noção do que seja mover uma máquina como a nossa empresa, mas sei que ali ninguém sabe ao certo que rumo tomar. Todos querem consertar as coisas, fazer a roda girar novamente, mas ninguém nunca sabe como e nem tem idéias extraordinárias para tal.
Sei que tenho algumas atitudes que não deveriam tomar parte da postura que deveria ter, mas acho engraçado algumas pessoas que deixam de participar de certas coisas e esquecem o seu passado. Simplesmente apagam da memória ou como dizíamos nos bons tempos: "Vão para o lado negro da força". Outras pessoas tendem a pensar que cresceram, que se tornaram adultas e começaram a enxergar coisas que não enxergava antes de estar do outro lado, eu não consigo me imaginar sendo de outro jeito mesmo estando do outro lado. Sinceramente, algumas vezes tenho vontade de estar do outro lado, ouvir um monte de bostas, chegar para outra pessoas e dizer: "Se vira, é teu trabalho". A única pessoa com quem posso dizer isso é meu colaborador e mesmo assim no final quem se vira e dá o rabo, sou eu mesmo.
Mas não sou como sou porque sou estrela ou porque quero parecer saber mais que todo mundo, apenas odeio pessoas que não dão seu sangue pelo que fazem. Que ficam esperando milagres acontecerem, que ficam esperando alguém pegar em suas mãozinhas delicadas e ajudarem a resolver tudo. Imagine um cara desses tentando decidir se viaja pro exterior e fica um ano longe da família para melhorar a vida, nem assim consegue tomar uma decisão sozinho. Mas sou o que sou porque não tenho medo de falar o que penso e o que acho, sou desbocado, fui a vida inteira, não seria agora que seria diferente. Se é pra xingar, sou o primeiro a fazê-lo, não tenho mãos atadas, se já bati de frente com chefe, com dono de empresa, por que seria diferente com um colaborador que está ali para aprender e não quer nada da vida?
Mas como todos dizem, sou o errado, sou o cara que não sabe lidar com pessoas, não sabe valorizar aquilo de bom que elas possuem. Não sei se é felizmente ou infelizmente, mas realmente talvez não saiba, mas a vida inteira foi assim, não fico esperando reconhecimento de ninguém pelas coisas boas que fiz. Gosto mesmo de ser lembrado por tudo de ruim que já fiz, não porque seja rebelde, mas é para não amolecer e muito menos deixar de tentar fazer as coisas acontecerem porque fiquei acomodado por ser bem reconhecido. Diferente do que alguns pensam, que fico esperando reconhecimento, quando comentei sobre a merda do reconhecimento era para outras pessoas, se ficasse esperando isso já estaria em outro emprego há muitos anos. Então lhes digo, está esperando reconhecimento? Vá trabalhar na tv, vá trabalhar em uma ONG, na câmara dos deputados ou em qualquer puteiro.
Agora, acharem que é agradável ficar ensinando as mesmas merdas todos os anos, podem esquecer. Tem gente que acha que é o certo ficarmos ensinando para todo suporteiro que entra, as mesmas coisas que já foram ensinadas no passado, sendo que o cidadão tem onde procurar e entender, não vejo sentido. Até porque você ensina hoje um negócio e na semana que vem estão perguntando a mesma porcaria novamente. E novamente digo o porque disso, porque é mais fácil perguntar para o idiota do lado do que tentar procurar nos locais indicados para encontrar suas respostas. Hoje fico pensando o que teria acontecido ou como estaria a nível de conhecimento de minha profissão se tivesse esperado entrar em uma faculdade ou alguém me ensinar tudo que sei. Talvez estivesse vendendo plano de saúde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário