VLOG

Perdas, perdas e mais perdas

A mão que me deu mais grana.Não vim reclamar hoje de uma bad beat13 ou algo do gênero, de uma jogada incorreta, de um move1 sem noção. Eu simplesmente estou completamente inconformado com os ganhos que meus irmãos e um amigo tem. Detalhe importante, meus irmãos não estudam e meu camarada começou a ler o livro "Dominando a arte do poker", de Léo Bello16, porque enchi o saco para ele me acompanhar e se aprofundar também.
Claro, não é porque estudo e sigo comendo literaturas por aí, que tenho que sair jogando bem logo de início, mas é "uma puta falta de sacanagem"2, dá impressão que estudar não faz sentido.
Mas é claro que não estou preocupado, lancei essa parada ontem, com meus irmãos, brincando, porque é realmente engraçado eu me dar super mal em determinadas mesas e eles não. Um de meus irmãos joga mais MTT3, jogou bem desde que começou a brincar com poker há 3 anos atrás, deu uma boa parada, mas voltou com mais garra esse ano. Meu outro irmão, arrisca até a alma e sai com bons lucros. O camarada que comentei também faz autos lances duvidosos mas sempre ganha pots bacanas.
Meu irmão mais novo e meu camarada jogam cash game5 para tentar elevar seus BR4, assim como eu, na realidade, me iniciei no cash5 porque achei que seria mais fácil, e não mais rápido, criar um BR4, até porque com o valor de $50 achei arriscado jogar MTT3 com este pequeno bônus e achei mais sensato tentar criar nessas mesas. Bom, talvez eu estivesse correto, principalmente porque no início perdi uma boa parcela desse valor mas no decorrer do tempo fui subindo, subindo, até tiltar6 e fazer algumas cagadas. Não foi culpa exclusiva do tilt6, eu realmente fiz jogadas arriscadas demais e tentei jogar em mesas NL107, digamos que ainda não estava preparado para isso. Hoje, estava de papo com um amigo e meu irmão e resolvi jogar um pouco no [REMOVIDO]8, para dar uma relaxada e uma descontraída enquanto meu camarada ensinava meu irmão a jogar um jogo de tiro em primeiro pessoa. Grindei9 em uma mesa NL210, coisas que estou mais acostumado a ter lucros e entrei com o buy-in11 máximo, comecei perdendo um pouco, fiquei no lucro e quando pensei em sair, acabei chamando um brasileiro que gostava de blefar e perdi algumas fichas porque não quis arriscar minha mão contra uma possível mão marginal14. Depois ele me chamou em um all in12 onde eu tinha AQo e meu oponente JJ, bom, para variar, me ferrei. Infortúnios da vida, faz parte perdermos, fico até feliz porque ultimamente estava somente tendo lucro no [REMOVIDO]8 e por isso acho que nem devo reclamar se levei bad beats13, afinal de contas, isso faz parte do jogo.
Voltando a história de meus irmão e meu camarada, o que me deixou mais contente essa semana, foi a matéria que li na Card Player15, na coluna "Showdown"17 escrita por Pedro Nogueira com o título: "O grande jogador é o azarado", claro que não levarei isso como sendo a mais pura e absoluta verdade, mas os argumentos utilizados por ele me deixaram bem feliz ao final da matéria. Esforço e dedicação são palavras chave para alcançarmos qualquer um de nosso objetivos, seja no poker ou em qualquer outra profissão ou até mesmo hobby, sem esforço e dedicação, nenhum resultado será razoável para lhe deixar satisfeito. Mas o estudo também é parte fundamental para diversas áreas, inclusive para o poker.

Glossário
1 - Move: Movimento, jogada arriscada no poker.
2 - Procure referência no YouTube de uma menina fã de Restart que você compreenderá.
3 - MTT: Multitable, torneio onde existem diversas mesas e você pode ser movido de uma a outra.
4 - BR: Bankroll, mais conhecido como caixa no Brasil, é o total que você tem em dinheiro para poder jogar.
5 - Cash game: Jogos onde você senta em uma mesa onde os blinds (apostas cegas) não sabem com o passar do tempo e você pode sair a qualquer momento.
6 - Tilt ou tiltar: Perder a calma, se descontrolar, mais conhecido como ficar nervoso.
7 - NL10: Mesas de limites $0.05/$0.10 onde o buy-in máximo é de $10.
8 - [REMOVIDO]: Site para jogar poker.
9 - Grindar: Jogar muitas mãos, pelo que vejo é mais usual para dizer que jogamos.
10 -NL2: Mesas de limites $0.01/$0.02 onde o buy-in máximo é de $2.
11 - Buy-in: É a compra de fichas para podermos jogar em uma mesa, um sit n' go ou em um torneio.
12 - All in: Apostar todas as suas fichas.
13 - Bad beat: Quando você possui uma mão melhor, mas seu adversário acaba vencendo porque fez um jogo melhor.
14 - Mão marginal: Mãos de valores baixos que normalmente não jogamos.
15 - Card Player: Revista especializada em poker.
16 - Léo Bello: Jogador de poker profissional e autor de dois livros sobre poker: "Aprendendo a jogar poker" e "Dominando a arte do poker".
17 - Showdown: Momento onde o jogador exibe suas cartas.
Por sugestão de minha querida cunhada, que não aguenta mais ouvir eu conversando com meus irmãos sobre poker, mas que acompanha meu blog, decidi colocar um pequeno glossário com as palavras técnicas aqui utilizadas. Espero que esteja utilizando corretamente o significado de cada uma delas e que minha explicação seja simples e clara. Como ela própria comentou, tem horas que dá vontade de ler, mas como existem muitas coisas técnicas, fica meio chato de ler. Entendi o lado dela e pensei também em outros leitores que provavelmente ficam caçando as palavras por aí e resolvi tentar facilitar suas vidas.
Seria talvez mais fácil eu parar de utilizá-las? Sim, seria mais fácil para as pessoas que não estudam isso, felizmente ou infelizmente, eu quero aprender os termos técnicos pois isso facilita em muito quando resolvo ler uma matéria em uma revista ou fórum de poker e também ajuda a me desenvolver como jogador. Claro, também ajuda para conversar com pessoas que estudam esse jogo maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário