VLOG

Brincando de House

Diagnosticando...Ultimamente tenho evitado mexer com computador alheio quando se trata de tentar descobrir o porque dele não ligar ou começar a dar pau e etc... Isso porque é complicado mexer em computador velho, que são os que normalmente dão mais problemas de hardware no meio em que vivo. Claro que em alguns casos, como do meu irmão, não vou deixá-lo na mão, porque na maioria dos casos, já avisei quase todas as pessoas que não mexo mais nesse tipo de coisa porque me estressa demais.
Um dos principais motivos que me deixam puto da vida, é ter "quase" certeza de que seja tal coisa, isso porque não tenho uma oficina cheia de peças que posso utilizar para testar o computador, então vamos brincando de House nesses casos, com a diferença que muitas vezes não tenho como testar determinadas peças. Nos casos em que tenho algo aqui no quarto, pego a peça para testar e vamos ver no que dá.
Há menos de um mês atrás, o micro do meu irmão resolveu desligar a cada 7 minutos, primeiro diagnóstico básico, acumulo de sujeira, com isso o computador esquenta demais e resolve desligar para proteger o processador de queimar. Limpei, troquei a pasta térmica, montamos e pronto, o bichinho voltou a funcionar. Hoje ligaram o computador, o monitor ficava com sua luz intermitente, pensaram que o monitor havia ido para o saco, já que o computador apresentava sinais de vida, apesar que fazer barulho para mim, não quer dizer nada. Mais tarde, quando resolveram utilizar o reset algumas vezes, sem sucesso, alguém percebeu que a luz que indica que o computador está ligado, não estava acesa e a luz de indicação de que o HD funcionava, também não. Pronto, vamos ver com o Yama mais tarde o que houve.
Meu primeiro pensamento foi de que algo havia queimado. Questiono sobre o que havia acontecido, nada aconteceu, a única explicação plausível é que ligaram o micro e ele estava assim. Claro, computadores são iguais seres humanos, estamos bem em um hora e em outra na cama de um hospital com um derrame ou infarto. Sim, primeiramente pensei no que havia ocorrido há algum tempo atrás e de que aquilo na realidade não foi só sujeira, foi uma prévia do que estava por vir, pena que não levou mais tempo para tudo desmoronar de vez. Abro o gabinete, a máquina liga normalmente apenas sem as luzes, um dedo no HD e percebo que o mesmo não esboça um mínimo movimento, pensei que estivesse morto. Simples, vamos desconectá-lo para constatar que o bichinho morreu, engano meu, a máquina sem HD continua ligando da mesma forma. Retiro tudo, memória, cd-rom, com a esperança de pelo menos ver o post da motherboard, no entanto, a única coisa que vejo é nada, nem mesmo um beep avisando que estava sem memória ou HD. Espetei novamente as memórias, nada mudou, lembrei de algumas motherboards que não postam sem HD e também não emitem um beep.
Desmontei novamente o cooler, verifiquei o processador, havia um pino torto porque quando removi o cooler o processador veio junto graças a pasta térmica podre que utilizei. Paciência, não havia muito o que fazer, pensei que meu caso acabaria como do meu sócio onde o computador inteiro não funcionava mais, nem mesmo trocando processador e outras coisas. Mas quando desentortei o pino do processador, ele voltou tranquilamente para seu devido lugar, sorte. Encaixo perfeitamente o processador, monto o cooler e tudo na mesma. Tento um clear na CMOS, já ocorreram diversos casos onde um simples clear ressuscitou uma máquina, nada.
Já desesperado, quase esgotando todas as possibilidades que poderia testar, eis que me lembro que eu tinha uma fonte em casa da ex-máquina do meu irmão. Bom, já vi casos em que HDs não funcionavam por causa da fonte e mesmo assim o computador ligava normalmente, com a excessão de que nesses casos que peguei, os leds do gabinete funcionavam normalmente. Pego a fonte, a original tem aquele maldito pino de P4 e a que peguei em casa não tinha. Nesse momento, pensei que o máximo que iria acontecer seria a máquina não postar, mas pelo menos os leds voltariam a acender. Por um passe de mágica, com a fonte velha os leds acenderam, o HD não esboçou vida mas acredito que seja de fato a fonte, agora vamos arrumar uma com o pino de P4 para testar definitivamente para concluir o diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário