VLOG

O que mudou dessa vez?

Mistério.Novas surpresas sempre nos aguardam quando algo é atualizado no computador alheio, digo, no computador dos clientes. Será mero acaso, mera cagada ou mera burrice? Quem sabe? Ninguém nunca saberá a resposta, mas uma coisa é certíssima, o problema virá parar em minhas mãos mesmo que não seja necessária a minha ajuda.
Novo caso, depois de mais de um mês, um cliente resolve instalar sua atualização com a customização solicitada. Que bom que ele resolveu que hoje seria um dia bacana para testá-la. Atualização instalada, atualizador executado e de repente não é mais possível gerar rps para enviar a receita de sua cidade. Surpresa? Não, caos. Cagada? Quem sabe? Se um dia conseguirmos descobrir o que se passa na cabeça de quem desenvolve, quem compila e quem testa, com certeza nossa sede estará em outros país.
Perguntas, perguntas e perguntas, não sei porque insisto em fazê-las, mas o mal necessário sempre vem quando menos esperamos, claro, sou curioso, tenho a maldição de querer brincar de Scooby Doo e sua turma e resolver todos os mistérios possíveis. Quem sabe assim não consigo resolver os mistérios sobre a criação da raça humana e de todo o universo?
Pergunto ao técnico qual o problema que ocorreu, recebo a resposta básica de que ocorreu erro 94. Depois de 20 anos de curso o povo ainda insiste em me deixar insatisfeito com a resposta que teoricamente não responde à nada. Sempre insisti que a descrição do erro ajuda mais que seu número, principalmente quando você tem 1 milhão de erros possíveis para lembrar, por sorte, esse é tão comum que eu nunca esqueci na vida, sempre lembrarei da descrição de trás para frente. Legal, nova pergunta, se o erro 94 tem como descrição "invalid use of null", o que quer dizer esse erro? O que essa descrição diz para você? Ouço a resposta "não sei ao certo", fico contente em saber que as pessoas ainda não tem noção do que podem ser os problemas, apenas são robozinhos seguindo cartas deixadas por colonos. Explicando em miúdos, temos diversos procedimentos a serem tomados para determinados problemas já conhecidos. O grande problema, é que em um erro como esse, podemos pensar em diversas causas, mas como tem que pensar...
Resumo em uma explicação muito breve, traduzo a frase em inglês, clamo em voz alta "uso inválido de nulo", o que esse erro quer dizer? Um "x" persistente aparece em minha frente e comento que provavelmente existem um campo que é requisitado e não fora preenchido. Indago para saber se o novo técnico verificou esse tipo de coisa, quem disse que ensinaram que havia necessidade de se fazer isso? Talvez o papa ou o próprio senhor todo poderoso um dia resolva explicar para o pobre garoto que mal começou e já caiu 10 pontos na escala Richter. Incrível como as pessoas utilizam dos mesmos meios para ensinar os novatos, a parte cômica e trágica é que de tanto tomar bronca, já deveriam saber que a forma era incorreta e que é extremamente necessário tomar outras medidas antes de chegar a minha pessoa.
Bom, não posso cobrar muita coisa, afinal de contas me intrometi no assunto porque achei o problema um tanto quanto suspeito. Como uma tela que não foi modificada para a customização e que estava funcionando perfeitamente, para de funcionar? Simples, sem correr atrás dos possíveis e conhecidos problemas, ninguém descobre. Vamos caçar? Dessa vez, não necessito nem mesmo abrir o código fonte para tentar imaginar o que está faltando. Pergunto novamente se alguém verificou a nota, não, não foi verificada, pois verifique. Não há nada faltando. Hum... Penso em algum milagre, alguma santa que modificou sem querer alguma coisa, nada. Peço para verificar o cadastro do serviço e logo em seguida peço para verificar se existe país no endereço do pobre cliente. Surpresa novamente. Não existe país cadastrado, então cadastre. Ouço um comentário medonho dizendo que o cliente é de São Paulo, pergunto: "E?", ouço a resposta de que provavelmente, não é certeza, quando o cliente é dessa cidade maravilhosa, não é necessário preencher o país. Banco o House no episódio em que ele manda seus capangas fazerem algo mesmo todos contrariando dizendo que não tem sentido, pronto, resolveram cadastrar a merda do país no cadastro do cliente. Tente gerar novamente o rps, surpresa, ops, o erro mudou? Sim, mudou para -21......... e mais um monte de números.
Nesse momento, sinto uma enorme violência dentro de meu coração, minha vista escurece, fico praticamente surdo, tenho vontade de matar novamente, mas me contive, me resguardei para o pior. Questiono o nome da função em que ocorreu o problema, levam mais 1 minuto para descer a porcaria da descrição das funções por onde o sistema passou, surpresa, ele teve um probleminha básico no seek. Quer dizer, que tipo de problemas, a essa altura do campeonato, eu poderia encontrar em um simples seek? Essa é muito fácil, quem sabe responder? Putz, mas ninguém sabe a resposta? Tenho que mostrar a merda que aconteceu? Pois vou remover a tabela do banco de dados que temos aqui na empresa para testes, vou gerar uma venda, uma nota e agora a rps. Surpresa porra! Foi esse o erro encontrado? Sim, igualzinho. Interessante.
Nesse momento, como continuo sendo um idiota, peço para olharem a data do atualizador, interessante, é um atualizador de março. Pergunto qual a representação numérica para o mês de março, ele fica pensando, pensando, pensando, achei até que estivesse brincando, mas percebi que ele realmente estava confuso, com muito esforço ele responde que 3. Pergunto em que mês estamos, ouço agosto e em seguida, mês 8. Só comento que o fato é interessante, como uma atualização que tem no máximo 3 meses, tem um atualizador do mês de março? Milagre? Sabotagem? Cagada? Ninguém sabe e nunca saberá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário