VLOG

Por que as pessoas não suportam críticas?

Não aguenta críticas?Já assisti e li diversas críticas sobre bandas, filmes, entre muitas outras coisas. Algo que me deixa realmente insatisfeito é o tipo de crítica: "Está uma merda...", "Que lixo..." e todas aquelas coisas que soam mais como ofensas do que críticas.
A crítica, em geral, deve servir como algo construtivo, algo que sirva para o autor daquilo que está sendo criticado (sim, gerundiei), melhore em suas próximas criações. Se você lê uma crítica de que não gosta mas que realmente seja com argumentos fortes que te levem a enxergar as coisas, com certeza vale a pena pensar a respeito. Se não houvessem críticos para tudo no mundo, para que criaríamos coisas? Para que pensar? Temos que ter um ponto de equilíbrio e a crítica quando bem feita nos ajuda em muito a crescer.
Uma coisa que ando vendo muito em vloggers interessantes, são críticas interessantes, claro que também existem as totalmente sem noções que não fazem o mínimo sentido. Mas no geral, a grande maioria dos vloggers críticos fazem críticas com fundamentos e excelentes argumentos. O que me deixa de fato inconformado, claro que um dia já fui assim também como quase todas as pessoas no mundo, são aquelas "pessoinhas" que ficam indignadas com tais críticas e atacam o crítico como se quisessem matá-lo por algo que escreveu ou falou. É realmente difícil para quem cria ouvir uma crítica, agora um fã ficar revoltado por causa de uma crítica é um tanto quanto estranho para minha cabeça. Ficar revoltado porque alguém criticou sua banda favorita, aquele filme que você considera o melhor dos últimos 1000 anos, não tem o mínimo sentido.
Falando das pessoas que criticam os críticos, as mais engraçadas e idiotas são aquelas que utilizam o famoso argumento: "Faça melhor...", "O que você faz para poder falar dele(a)?", que tipo de argumento é esse? Só porque alguém não compõe ou não toca um instrumento quer dizer que ela não pode ter conhecimento suficiente para criticar uma banda? Só por que alguém não é um grande diretor de cinema ou não sabe nem ao menos desenvolver uma história, não pode ser crítico? Esse é o tipo de argumento totalmente inválido que normalmente as pequenas pessoas que se revoltam contra críticos utilizam. Mas é como dizemos, muitas pessoas sabem como vencer em determinados esportes da melhor forma possível, mas não necessariamente jogam excelentemente bem o esporte em questão. Pensemos no caso do xadrez, por exemplo, alguém pode conseguir ensinar as táticas deste esporte, pode ser o melhor estrategista, mas não joga tão bem quanto ensina. Isso pode ocorrer porque existe o fato do controle emocional. Assim como no futebol existe a habilidade de controlar a bola, de correr, entre outras coisas. Então, sim, um crítico pode não fazer nada melhor do que aquele à quem está criticando mas mesmo assim pode ser um profundo conhecedor sobre aquilo do que escreve ou fala.
Escrito na casa da minha querida cunhadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário