VLOG

Aprender ou sempre perguntar?

Aprender é bem mais difícil...Perguntar é um ato que deveria acontecer sempre que você possui uma dúvida. É algo inevitável em diversos momentos de nossas vidas, até porque não nascemos com todas as informações necessárias já disponíveis em nossos cérebros. Mas há uma grande diferença em tirar uma dúvida para aprender e apenas utilizá-la somente naquele momento. Os segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos passamos absorvendo coisas a todo momento. Pela teoria, deveríamos acrescentar diversas informações para aumentarmos nosso conhecimento.
O grande mal de perguntar é quando esse ato serve somente para resolver seu problema naquele momento, quando a resposta recebida não serve para aprender algo novo e guardá-la. Sim, existe uma grande diferença entre aprender e somente resolver o "seu" problema. Vamos supor que você seja um mecânico, então seu "passatempo" será lidar com motores a todo momento. Claro, uma dúvida ou outra surgirá, mas a cada pergunta feita, a resposta servirá como aprendizado, o mecânico deve aprender aquilo e levar para o resto de sua vida, já que provavelmente aquela informação nova será necessária daqui uma semana ou talvez um ano. Agora, se você utilizar essa informação apenas naquele momento e decidir não aprender aquilo, simplesmente utilizar essa informação apenas para solucionar o seu caso naquele momento, quando precisar novamente, não lembrará. Essa é uma pequena diferença entre aprender e apenas solucionar momentaneamente algo.
O grande problema é que utilizar uma informação sem tentar aprender aquilo que estão te passando, torna-se um vício, em todo momento que você poderia resolver algo sozinho, você simplesmente perguntará para alguém. Acredito que nenhum dono de empresa goste de colaboradores que agem dessa forma, porque não tem sentido, aquilo que deveria ser respondido sem auxílio ou demora, sempre será questionado pela mesma pessoa, sim, aquela mesma que você já ensinou uma, duas, três vezes ou mais. Porque é realmente confortável ficarmos nessa situação de não termos que aprender e simplesmente sairmos perguntando tudo que precisamos naquele momento.
Aprender é realmente difícil, não é tão fácil para certas pessoas, é algo muito custoso e doloroso. E não confundam isso com simples medo ou insegurança, não é isso que vejo todos os dias em meu escritório, vejo pessoas folgadas, pessoas que estão mais interessadas em bater papo do que qualquer outra. Porque existe um cara que é atormentado o tempo todo com perguntas desse tipo, daquelas que você explicou na semana passada e estão lhe perguntando novamente na semana seguinte, isso se não acontecer no dia seguinte. Podemos pensar que o cara não sabe explicar? Poderíamos se realmente o cara tivesse a pior forma do mundo de explicar e se para ajudar a informação em questão fosse algo realmente complexo, mas não é o caso. O cara tem uma didática super bacana, explica da forma mais clara do mundo e todos respondem para ele que entenderam e tiraram suas dúvidas. Se fosse minha pessoa nesse caso, talvez compreendesse que algumas dessas pessoas não entendessem o que foi explicado. Mas no caso desse camarada, não consigo realmente entender como as pessoas não conseguem entender o que ele explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário