VLOG

E quando nada mais te faz feliz?

Tudo é chato...
E um belo dia, você percebe que tudo aquilo que lhe fazia feliz, simplesmente não lhe causa nenhuma emoção. Nada mais te anima, nada mais lhe dá algum sentido, nada mais consegue te fazer esquecer um pouco das coisas ruins. O que fazer nestes momentos?
Não tenho vontade de fazer nada para mudar esse quadro, simplesmente sinto uma certa entrega a essa mesmice que anda me rodeando há algum tempo. Isso é algo raro, até sentia um certo desânimo durante alguns dias mas era algo realmente passageiro mas nesses últimos dias isso anda me deixando meio assustado.
Não tenho mais vontade de ver meu seriado predileto, não tenho vontade de ver um filme, não tenho vontade nem mesmo de sair de casa. Nesse momento, alguns diriam que estou desenvolvendo a síndrome do pânico, eu não acreditaria nisso porque seria necessário outros fatores. Mas realmente, mal comecei a tentar resgatar minha vida social e já me vejo com uma enorme vontade de não fazer nada para mudá-la. Nesse momento começo a me recordar de todas as sessões de terapia e todas as "dicas" que me foram dadas à esse respeito. Dei um passo, aceitei encontrar pessoas desconhecidas, que conhecia somente por contato na internet, coisa que não fazia há muito tempo e foi realmente algo extremamente agradável. Mas ainda não consegui retomar as coisas mais simples, meus amigos de muitos anos, quase não os vejo, quando o faço é de passagem, continuo fechado no meu pequeno círculo familiar.
Meu trabalho não me satisfaz como antigamente, e nem estou tocando no quesito monetário da coisa, mas desvendar os "mistérios", encontrar novos desafios, desenvolver algo bacana, não acontece mais. Quando aparece algo de "novo", nunca é tão novo a ponto de me entreter durante algumas horas, vejo somente coisas corriqueiras que nem precisariam do meu auxílio para serem resolvidas. Isso me desanima mais ainda, não porque não me trazem algo bacana para resolver mas porque percebo que as pessoas ficam "burras" a cada dia que se passa naquela empresa. Parece que ninguém mais quer saber de nada...
A única coisa que eu fazia que me deixava feliz, estou tentando largar, que era fumar. Cheguei a pensar que esse era o problema, que o cigarro estava me deixando infeliz, na realidade, a falta dele. Mas não creio que abandonar um vício cause depressão ou algo do gênero, acredito mais que meu estresse estava relacionado ao abandono. Enquanto não descubro, me contento com as poucas horas que passo feliz com minha família. Hoje mesmo foi um dia muito bacana, meu sobrinho brincou bastante comigo, me entretendo e fazendo esquecer totalmente dos problemas e da falta de vontade de respirar. É, talvez algumas pessoas estejam certas, talvez precise arrumar alguém...

17 comentários:

  1. Pois é Yama, já passei por situação semelhante, e só foi resolvida, infelizmente, quando comecei a namorar. Não deu certo com aquela, já tratei de procurar uma nova (com quem estou até hoje). Aquela sensação de desistência da vida, é perigosa. Muito perigosa.
    Não tenho como te ajudar, mas saiba que podes contar comigo pra muitas coisas!
    E não espere que eu aprove o retorno ao cigarro...

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho o cigarro uma solução muito mais viável! HA HA HA

    ResponderExcluir
  3. partilho a sua dor! aliás, senti que estava lendo algo que eu mesmo havia escrito, exatamente a mesma dor! Tocar bateria??? vixi... vou desbundar no sofá ou jogar GTA!

    ResponderExcluir
  4. Espero que encontre a saída, levei um bom tempo. Mudei de emprego, melhorei bastante, aí comecei a ter outros problemas e no final de setembro pedi as contas.

    ResponderExcluir
  5. interessante como a vida é simples e nos trás essas sensações , eu sou estudante de história tranquei a faculdade por duas vezes , pânico , falta de ânimo... Vou retomar esse semestre mas da mesma forma que descreveu me sinto , como se nada fosse importar e nada do que eu faça tenha algun resultado impactante na minha vida . Me sinto apenas cansada ... Diferente de vc estou sem emprego ... Também não tenho namorado , e me distanciei de quase todos os meus amigos. Sinto que as coisas que eles reverenciam como as melhores coisas para eles , são fúteis , egoístas e simplesmente não me encaixo . Quero recuperar minha alegria e ver nas coisas um sinal de vida , mas nem sei por onde começar ... E ai o que vc fez?

    ResponderExcluir
  6. Levei um bom tempo, mas em junho de 2012 mudei de emprego. Respirei novos ares, conheci pessoas novas, comecei a ficar muito mal, mas muito mal e pedi demissão em setembro de 2013.

    Me afoguei no trabalho, comecei a ter uma desempenho péssimo e não sabia como reverter esse quadro. Fiquei quatro meses em casa, coçando o saco, desenvolvia um pouco, logo cansava e largava tudo. Tentei jogar por um tempo, cansava e largava. Aí decidi brincar de ser cozinheiro, fiquei feliz, muito feliz por um bom tempo.

    Já no terceiro mês, voltei a procurar um trabalho, mas sem muita vontade de encontrar um. Quase no final do quarto mês, meu ex-coordenador me chamou para almoçar, tivemos uma conversa super agradável e voltei para a empresa.

    Estou trabalhando várias horas por dia, de sábado, estou meio pregado mas estou tão feliz que nem eu mesmo acredito. Meu tesão por desvendar mistérios voltou, até porque estou no meio de novos desafios, brincando com coisas novas. Isso me faz feliz, tal qual meu ídolo House, fico feliz em resolver coisas.

    ResponderExcluir
  7. Me encontrei em suas palavras colega,acho que eu mesmo nao descreveria melhor o que estou passando nesse momento

    ResponderExcluir
  8. Ando assim ultimamente....nao sei mesmo o que fazer...sera que isso foi o resultado de tantas perdas? De tanto cair..levantar..comecar de novo,, que isso munou todas as munhas forcas, minha vitalidade??? Ah! Vida,vc ja foi bem mais interessante...enfim sigo buscando respostas..alguma coisa tem que acontecer..

    ResponderExcluir
  9. Estranho, por que o ser humano precisa de outro ser humano para se sentir satisfeito? Será que não dá p ficar satisfeito sem ter outra pessoa? Nunca entendi isso, mas creio veementemente que seja o instinto animal, e é difícil ir contra o instinto. Essa busca incessante pela satisfação é igual a busca incessante que os animais possuem pela sobrevivência, ou seja, ninguém será satisfeito eternamente, a satisfação só dura 1 dia, no dia seguinte tem que sair a caça dela para viver mais 1 dia. O negócio é ir tentando de todos os lados, uma hora se acha um rumo, assim como as plantas trepadeiras que lançam ramos em todas as direções, elas sempre acham um rumo interessante p seguir. Mas desistir não é a saída. A vida selvagem nunca desiste, e por isso ela sempre evolui, evolui devagar mas evolui. O ser humano sempre tenta evoluir muito rápido, e olha no que dá: enfermidades na psique humana e destruição do meio ambiente. Bom, o melhor exemplo a seguir e observar a natureza, vc vai encontrar um sentido da vida quando entender como a vida realmente funciona ou vai entender que realmente nada vale a pena. When people run in circles, It's a very, very Mad world. Escrevi demais, não sei se valeu tanta energia. Enfim,...

    ResponderExcluir
  10. Me sinto assim, sem vontade de sair, trabalhar, me arrumar. Não consigo escolher mais nada. Não terminei a faculdade, por não gostar do curso. Quero retomar, mas falta vontade. Nada me anima, já senti isso, aos 26 anos quando me separei e tinha uma filha recém nascida. Hoje domingo, já me dá uma tristeza enorme de ir trabalhar. Sei que as pessoas que estão desempregadas, estariam felizes no meu lugar.

    ResponderExcluir
  11. Lendo esse texto jà mi fez mi sentir melhor, acho que vou esquecer as muralhas e me arriscar um pouco

    ResponderExcluir
  12. Sensação que nada preenche por completo meu pote, monotonia no trabalho, tendo que forçar todos os fds uma falsa vontade pra minha esposa e filha que quero fazer alguma coisa, mas na verdade não quero. Nada tem nexo, parece que estou vagando na terra.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Parece que foi escrito por mim, tirando a parte do cigarro- que odeio- mas o restante, aquela sensação de que as coisas não fazem mais sentido, não trazem prazer. Estou vivendo isso.

    ResponderExcluir
  15. ME SINTO EXATAMENTE ASSIM.EU SEMPRE GOSTEI DE TUDO NA VIDA.IR AO CINEMA JOGAR BOLA NADAR PESCAR.CHURRASCO COM OS AMIGOS ENTRE TANTAS COISAS QUE GOSTAVA.DE REPENTE JA NAO VEJO MAIS GRAÇA EM NADA DISSO.JA TENTEI DE TODAS AS FORMAS ARRUMAR AUGUMA COISA QUE ME DÊ ÂNIMO DE NOVO MAIS NAO CONSIGO.AS VEZES PENSO QUE É POR CAUSA DA IDADE MAIS EU VEJO TANTAS PESSOAS BEM MAIS VELHAS QUE EU SUPER FELIZ E ESBANJANDO SAUDE E ÂNIMO.POR QUE TEM QUE SER ASSIM COMIGO.OS AMIGOS SUMIRAM PARENTES TAMBÉM PARECE QUE ESTOU SÓ NO MUNDO.JA PROCUREI NAS RELIGIÕES JA FALEI COM PICCOLIGO E NADA RESOLVE.TENHO VONTADE DE FICAR TRANCADO NO QUARTO O DIA INTEIRO DORMINDO.A NOITE NAO CONSIGO DORMIR PERDI A VONTADE DE TRABALHAR TAMBEM.TO ACHANDO MUITO DIFÍCIL SAIR DESSE PROBLEMA .NAO TENHO FORCAS MAIS.A COISA QUE MAIS EU QUERIA ERA TER UM FILHO PRA CUIDAR OU MESMO ADODIVO. OU SER PADRINHO AFETIVO DE UMA CRIANÇA.MAIS ISSO TAMBEM PARECE QUE NAO ME AGRADA MAIS.JA CUIDEI DE TRES MOLEQUE.FOI MUITO GRATIFICANTE .MAIS TENHO DISSO TUDO .O FASER.QUERIA RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto completamente assim, sinto que nada me satisfaz, não me sinto feliz, sinto que não mereço a vida que levo. Sinto uma vontade muito grande de sumir, não tenho amigos, não me encaixo nessa sociedade, não quero mais sair do quarto, Minha cabeça tá uma bagunça, me sinto completamente sem rumo...

      Excluir