Socorro, meu servidor não liga mais

Isso só acontece aqui?Ouvi o seguinte fato hoje:

TT: O cliente ligou informando que já comprou o hd externo e que precisamos configurar o backup para ser jogado nesse hd.
Eu: Tudo bem, deixe que o Mr. Bombastic o faça. (Brincadeira)

Algum tempo depois, reclamam que ninguém consegue acessar o banco de dados instalado no servidor onde conectaram o hd externo. Peguei o IP disponibilizado no e-mail que me enviaram e tentei conectar remotamente para ver o que se passava. Tentei 3 vezes e nada de conseguir conectar, comentei com o TT e ele logo entrou em contato com o cliente para confirmar o IP que estávamos utilizando.
Um tempo depois, notamos que o IP estava incorreto, ele me passou o novo, tentei conectar, nada. Confirmei o IP com ele, estava correto, tentei conectar mais 4 vezes e não conseguia. Nova ligação para o cliente, ele fala com alguma moça de lá e ela vai verificar se realmente o servidor estava ligado. Acho que por via das dúvidas, ela resolveu desligá-lo, diretamente no botão liga/desliga, pega o telefone e informa o TT que reiniciou o servidor. Ele me informa e eu pergunto como e para que. Ele responde que simplesmente ela decidiu que devia ser reiniciado. Respondi que se tivéssemos que formatá-lo, ele iria aprender como instalar o Linux nesse servidor.
Depois de algum tempo, fico sabendo que o cliente está a caminho da empresa, com o servidor debaixo do braço porque ele não inicia mais. Desci para fumar, pensei durante 5 segundos e descobri porque o servidor não reiniciava mais, ele não conseguia encontrar o sistema operacional porque o hd externo estava conectado e provavelmente o boot na BIOS estava configurado para primeiro procurar no CD/DVD, depois nas mídias removíveis e só depois no HD.
Voltei, perguntei se alguém tentou fazer isso, ninguém pensou sequer nisso, isso porque foi a única mudança feita nesse meio tempo e provavelmente seria a única porcaria que teria ocasionado o problema. O cliente chega com o servidor, assim que ele ligam, ele inicia normalmente. Aproveitei e arrumei a porcaria da BIOS, testei a conexão remota, tudo OK, podem devolver o servidor.
Foram no máximo 10 minutos até entregarmos o servidor de volta, eis que o cliente, todo contente, comenta pelo telefone com alguém de sua empresa: "Já estou voltando, JÁ arrumaram o servidor...", me segurei para não rir, me segurei mesmo. Depois que o cliente saiu, comecei a rir como uma hiena, o pessoal me pergunta porque estou rindo e respondo: "JÁ arrumaram o que? JÁ? Como assim JÁ se não tinha nada errado?", fiquei em silêncio depois disso mas fiquei tentando imaginar porque não pouparam o pobre coitado de vir até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário