VLOG

O senhor sabe ler?

Alguém sabe ler?O cachorro late, o bebê chora e a maioria dos programas dão mensagens para informar algo que esteja ocorrendo. A pergunta que até hoje não sei responder é: "Por que ninguém lê as coisas antes de aceitar, clicar ou assinar?", alguém responde essa?
É incrível, mas a maioria dos sitemas e programas em geral, emitem avisos para ajudar o usuário perdido a se encontrar, mas noto claramente que a grande maioria esqueceu o que é ler. O vício é tão frenético que qualquer mensagem que aparece na tela faz com que automaticamente, um neurônio com um impulso nervoso faça com que o maldito usuário apenas clique em qualquer botão que faça a janela fechar, não importa qual seja sua mensagem.
Tudo hoje em dia é tão intuitivo, mesmo muitos pensando que não, a maioria das coisas são totalmente intuitivas em termos de informática, os softwares dão as dicas tão preciosas e necessárias para que os próprios malditos usuários consigam se virar sem precisar de um "expert" em TI. Mesmo assim, eles insistem em apenas apertar o ok, cancelar ou qualquer outro botão que faça com que a pequena janela informativa deixe de existir em sua frente e lhe permita continuar clicando em qualquer coisa que for possível até que a mágica se conclua. É claro, existem pessoas tapadas, existem pessoas bem menos dotadas de inteligência, mas acredito, do fundo da alma, que pelo menos ler o cidadão que tenta operar um computador deva saber.
Damos mensagens mastigadas em software para facilitar a vida do nádega flácida que passa horas a fio em frente ao micro mas mesmo assim eles dependem tanto de suporte tal qual usuários de drogas dependem de maconha e cocaína. Fica mais incrível a situação quando você, ao lado do usuário, pede para que o mesmo faça o procedimento novamente, você com certeza notará que o infeliz filho da puta clicará no ok sem você nem conseguir ler a primeira palavra escrita na mensagem. Após isso, você indaga esse usuário cretino sobre qual seria a mensagem mencionada e é capaz de ouvir: "Que mensagem?", sim, é possível que o cretino ainda questione. Na realidade, não só é possível como é o que realmente acontece na maioria das vezes. Porque ele simplesmente fechou a mensagem antes de ler e nem faz ideia do problema que está ocorrendo.
Nessas horas, você trata o imbecíl como... um... imbecíl e pede para que ele faça o mesmo procedimento mas dessa vez que ele leia a porra da mensagem que é exibida. Assim que ele terminar de ler, ainda terá a cara de pau de dizer: "Mas era só isso?", esse é o momento em que você precisa controlar todas suas emoções para não estrangular essa raça maldita que serve apenas como estorvo em sua vida.
Mas você ainda conseguirá ficar mais puto da vida quando um companheiro, que também trabalhar com informática, é capaz de cometer esse ato tão injusto e ainda por cima pode ter certeza de que o maldito perguntará à você sobre o que "pode estar acontecendo". Gerundiei? Claro, estou falando de suporteiros porra. Qual o maldito suporteiro que não aprendeu em sua gradução como gerundiar de todas as formas possíveis? Interessante notar que o mesmo gerundiador, vulgo, suporteiro, deveria saber sobre as coisas, deveria ser o primeiro a brigar com o usuário quando o maldito resolve fechar a mensagem sem ler. Mas não, claro que isso seria como viver no mundo Parmalat, lembram da propaganda? Não existe mundo perfeito, mas será que tinha que ser tão quadrado assim?
O mais engraçado é quando dá uma mensagem, o cara não leu direito e ainda te mostra como quem quer dizer: "Está vendo? Tem erro!", depois todos reclamam que sou muito mal, que sou muito estúpido. Não, o problema não é que sou estúpido simplesmente porque quero, é porque depois de quase 10 anos, você cansa de ver as mesmas cagadas, as mesmas perguntas idiotas e tudo o mais. Você cansa de ter que ensinar seiscentas e sessenta e seis vezes a mesma coisa quando você tem outra pessoa que deveria ter ensinado esse inocente suporteiro a como lidar com as situações que a vida, ou os malditos usuários, lhe impõem.
Mas, sempre, pode ter 100% de certeza sobre, o culpado sempre será você, que não ensinou o pobre garoto, que não o instruiu a ponto dele ser um excelente suporteiro. Verdade, além de desenvolver, tenho mesmo que ensinar, mas assim, preciso ensinar à todos ou se eu ensinasse apenas um, este deveria repassar o conhecimento para frente? Por que só eu tenho a nóia ou a burrice de sempre que aprendo algo novo, repassar para meus companheiros? É incrível, mas a equipe com quem eu trabalhava, fazia questão de repassar cada novidade que eles ouviam ou que aprendiam, é aquela coisa básica de grupo de verdade, de companheirismo, de querer ver seus companheiro de equipe avançar assim como você faz. É engraçado porque até um certo tempo eu vi isso acontecer no suporte, hoje em dia, mais parece preguiça do que querer guardar um determinado conhecimento apenas para você para garantir seu emprego. Não sei qual das duas situações é pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário