VLOG

Tecnologia que consome a alma.


Ah, tecnologia. Aquele mal que me persegue desde 1999, quando comecei a brincar com informática e conheci o mundo da programação. O que seria de minha pessoa caso não mudasse de vida e não partisse pra isso? Acho que provavelmente ainda estaria em um trabalho de merda fazendo qualquer serviço braçal.

Falando em trabalho de merda, antes de entrar para área de TI, trabalhei com um amiga em uma agência de viagens e depois entrei para o Detran para trabalhar como digitador, mas era um cara terceirizado. Só consegui o trabalho como digitador graças aos trabalhos que digitei para diversas pessoas, quando pensavam em digitar algum texto muito longo sempre pensavam em minha pessoa.

Trabalhei de 1996 até 2000 como digitador e depois comecei a programar. Ah, como foi uma fase boa da minha vida, ter uma profissão e não ser simplesmente mais um operário ou um vendedor em uma loja de shopping.

A desgraça de entrar para a área de TI é que nos tornamos viciados em tecnologia, pelo menos aconteceu comigo, não posso ver algo novo que já quero adquirir. Isso é um vício ruim e muito caro, o que pesa um pouco em nosso subconsciente e no bolso. Mas é legal sempre estar a par das novas tecnologias e ajudar as pessoas sa decidirem o que comprar.

Como brincamos, programadores, programam mas no fundo sabem muito mais do que simplesmente programar. Hoje em dia, sou tão fascinado por tecnologia que até mesmo para comprar tv ou um videogame as pessoas me perguntam o que é melhor. Isso é bom e ruim, porque quando você não sabe sobre determinada coisas, as pessoas te menosprezam.

Queria ter me apaixonado por algo mais barato, sei lá, colecionar caixinhas de fósforo ou botões. Me apaixonei por duas coisas que são absurdamente caras nesses país, música e tecnologia. Para quem não tem nem ideia, guitarras e todos os apetrechos custam muito caro, igual na área de tecnologia.

Esses dias adquiri um MacBook Pro, o preço, do meu ponto de vista, é um tanto quanto absurdo apesar de valer cada centavo investido. Infelizmente, ainda, adquirir uma boa máquina é algo que consome muitos recursos financeiros, quem sabe um dia teremos mais incentivos para as pessoas mais carentes. Tenho esse sonho porque o acesso a tecnologia e informação deve ser algo para todos. Hoje em dia é impossível viver sem saber mexer em um computador e muito menos em um Office, mesmo que seja um usuário muito básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário