VLOG

Visual Basic 6.0 - A importância do array de controles.


Quem nunca recebeu essa mensagem maldita quando foi adicionar mais um componente em um form no VB6? Bom, eu não lembro de ter passado por isso, mas na primeira vez que vi essa mensagem, não pensei em ir atrás para tentar burlar tal situação.

Para quem trabalha com telas cheias de campos, o ideal é sempre utilizar o array de controles. O que é um array de controles? Sabe quando você copia e cola um componente já existente no form e o VB faz uma pergunta? Alguém sabe qual é a pergunta?


Nesse momento o programa informa que já existe um controle com o nome especificado e pergunta se você deseja criar um array de controle. Se disser que não, ele adicionar o seu componente com o nome subsequente, no exemplo, 'Text2'.

Se clicar em sim, ele adicionará seu componente e passará a utilizar a propriedade 'Index'. Além de colocar o Index=1 no novo componente, ele adicionará 0 para o original. Nesse caso, você utilizará seu componente como Text1(0) e Text1(1) para se referenciar aos seus controles.

Pô, legal, mas o que tem de bom nisso? Bom... Bom... Não tem muita coisa, a não ser a desvantagem de não saber mais para que serve um controle, se bem que qualquer comentário dentro do código resolve esse problema. Mas a grande vantagem é que com isso você consegue superar o limite de controles nos forms.

Os forms são limitados a 253 controles, não me perguntem por quê. Mas se criarmos arrays de controles, ele é ilimitado. Claro que quanto mais controles, mais pesado seu form ficará. Consegui chegar a 6695 controles em array, mas só para visualizar o form no projeto está mais difícil que dar a luz.

Depois dessa, não precisa mais se desesperar quando receber a maldita mensagem "Reached limit: cannot create any more controls for this form".

Nenhum comentário:

Postar um comentário