VLOG

Montar HD externo formatado em NTFS no Linux

Está difícil escrever no seu HD externo no Linux?Problemas para montar um hd externo? Ele está particionado como NTFS do Windows? Tive este problema hoje, quando fui modificar um script que tenho para efetuar backup do banco de dados PostgreSQL.
Automatizei todo o processo de backup, facilitando a configuração em qualquer cliente, basta configurar as variáveis que o processo será simples e indolor. No entanto, de vez em quando, temos algo diferente para fazer, como por exemplo, copiar os arquivos de backup para um HD externo que está particionado em NTFS, como comentei logo acima.
Bem, assim que consegui montá-lo, notei que não poderia escrever nele e vi que estava em NTFS, tudo bem, vamos fazer a montagem passando o parâmetro do NTFS, mesmo assim ele não reconhecia. Hoje descobri que o ideal é utilizar o "ntfs-3g", para quem não tiver, basta instalá-lo e pronto. Vamos ao uso?

# mount -t ntfs-3g [dispositivo] [ponto de montagem]


Ainda assim tive outro problema, ao tentar utilizar o formato "ntfs-3g", o comando reclamou que o HD havia sido expetado em uma máquina Windows e que provavelmente não fora removido de forma correta. Mas o mount foi bacana e me deu duas sugestões, a primeira seria expetar em uma máquina Windows e remover o dispositivo da forma correta, como não tinha acesso ao HD, fisicamente falando, resolvi partir para a segunda opção, vamos fazer uma montagem forçada e ignorar o problema citado pelo comando. Para isso utilizaremos o mesmo comando mas passando a opção "-o force", isso forçará com que o HD seja montado e pronto para utilização. Não se preocupem, após essa primeira "forçada", não será mais necessário forçar.

# mount -t ntfs-3g [dispositivo] [ponto de montagem] -o force


Após forçar a montagem, consegui escrever normalmente no HD, fiz o teste do meu script de backup e o arquivo foi copiado com sucesso. Para montar novamente, caso seja necessário, não será preciso utilizar novamente a opção "-o force", se tudo correu bem e ninguém mais fizer o favor de zuá-lo em algum Windows da vida, tudo ficará normal.

4 comentários:

  1. Opa! Muito obrigado pela sua dica sobre o ntfs-3g declarado no comando "mount". São essas "tricks" que resolvem alguns dos problemas mais chatos de serem solucionados. VALEU! Continue escrevendo... :)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que tenha ajudado. Tudo que me faz pastar, eu jogo aqui para isso, para tentar ajudar outros que passam pela mesma dificuldade.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Pra subir no boot basta adicionar essa linha no FSTAB
    /dev/sd(dispositivo) "/Ponto/de/montagem/ Ex. /media/externo/ ntfs-3g,iso9660 user,auto,exec,utf8 0 0
    Forma padrão para subir no boot

    ResponderExcluir