Formação técnica para quê?

Bela equipe de suporte.
Certas vez escrevi e falei: "Se for para ter um suporte assim, contrate 5 gostosas para atender e anotar recado.", muitos nesse momento deram risadas e outros concordaram com a ideia. A parte triste desse comentário que talvez alguns não tenham compreendido a razão para tal comentário, um suporte totalmente falho.
É triste ter de admitir algo assim, mas é a realidade desse país, pelo menos vejo que não somente meu suporte é péssimo mas noto que mesmo grandes empresas possuem um suporte de mesmo nível se não for inferior.
Talvez a perspectiva de crescimento intelectual que esse tipo de indivíduo almeja, não seja tão grandioso como a maioria das pessoas gostariam que fosse. O triste como já comentei diversas vezes, é como um ser consegue não ter a visão do futuro, que caso se mantenha no mesmo patamar em termos de conhecimento técnico, ele não evoluirá? Será que é possível imaginar que uma pessoa que não pensa em evoluir tenha a utopia de um dia adquirir um cargo melhor mesmo em uma empresa de pequeno porte?
Por incrível que pareça, lhes asseguro que o pensamento dessa "galera" é realmente esse, sonham em se tornar algo maior, ganhar um salário melhor mas com o mínimo de esforço. Talvez não tenham noção porque estão a mercê de alguém que também não possui uma visão de futuro. Porque é como digo, alguém que guarda para si conhecimento, imaginando que isso garantirá sua vaga, é um ser realmente irracional. E para piorar as coisas, esse ser também não evolui como os demais. Falta de capacidade? Falta de inteligência? Falta de esperteza? Não, claro que cada um tem seu limite, como minha psicóloga e demais colegas da área já mencionaram, mas não consigo acreditar que seja apenas o limite de cada um que imponha uma tremenda barreira para a evolução desse ser.
Existem outros aspectos que limitam as pessoas como a preguiça, falta de vontade, falta de perspectiva ou até mesmo não estar na área que realmente quer. Alguns estão nessa brincadeira almejando apenas ganhos financeiros, outros realmente querem adquirir mais conhecimento, melhorar como profissionais e ganharem melhores salários como uma recompensa pelo esforço. Eu sinceramente vejo um bando de hipócritas, claro que não todos, mas a grande maioria. Alguém que quase na metade da vida, resolve se dedicar à algo que exige um enorme esforço para adquirir conhecimento e no entanto, não faz nada além do básico, não tem a mínima noção do que é esforço. Não comecei cedo na área de TI mas não fiquei parado quando comecei, não sosseguei enquanto não dominei a linguagem que utilizo hoje e mesmo após 10 anos servindo e cumprindo minhas tarefas ainda não parei de estudar e tentar adquirir mais conhecimento. E por quê? Simplesmente por necessidade na empresa ou por que acredito que servirá em algum futuro próximo? Indiferente a utilizar ou não os novos conhecimentos que adquiro, acima de tudo, tenho o pensamento básico que não posso estagnar. Não vejo sentido em virar daqueles profissionais velhos que não aceitam o novo pelo simples fato de não ser extremamente necessário ou pelo fato do velho ainda ser aceito.
Eu sinceramente não sei que futuro esperam esses jovens da geração "concerteza" mas com certeza não esperam algo tão grandioso para suas vidas já que estagnaram antes mesmo de começarem a batalhar arduamente. Como disse, se for para ser apenas uma garoto de recado, que coloquem mesmo 5 gostosas no lugar dessas pessoas. Por que as gostosas são burras? Não, pelo simples fato que para fazer o que andam fazendo no suporte, não é necessário conhecimento técnico. Porque passar uma chave de ativação, até uma criança de 10 anos pode fazer, então por que não melhorar a vista para quem trabalha e o ouvido de nossos clientes? Quem sabe assim, um dia, não terei que ler uma requisição técnica só porque o atendente simplesmente não sabe como funciona o sistema.

2 comentários:

  1. É foda isso mesmo Yama, às vezes, até aqueles que querem evoluir, acabam se desistimulando por causa do seu meio. Mas essa realidade não está apenas no âmbito do suporte, mas em todas as áreas de trabalho. Desde servente de pedreiro até oficial de alto escalão. O que o pessoal quer, é trabalhar o mínimo de tempo possível (de preferência em casa), fazendo a minima coisa necessária (assinar um papel por dia), mas ganhando o salário do Silvio Santos...

    ResponderExcluir
  2. Mas é claro que grande parte quer isso, muitos já dizem, inclusive eu: "Quem trabalha demais não tem tempo para ganhar dinheiro.", tem também as comparações que quem mais ganha são aqueles que menos fazem. rs rs rs
    Fui incisivo no suporte, porque é um problema real que preciso resolver na empresa, se fosse muito genérico muitos que precisam não compreenderiam. rs rs rs

    ResponderExcluir